quinta-feira, 9 de setembro de 2010

FLASHBACKS_Timothy Leary


Trecho do livro Flashbacks de Timothy Leary,numa de suas experiências devastadoras com o "morning glory"...


"_Oi,pai-disse ela,mordendo a ponta de um lápis.
Colei na parede,estupefato pela presença desse modelo estranho,saído da linha de montagem dos Estados Unidos da América.Ela olhou pra mim.
_Pai,o que você vai querer de Natal?
E continuou a morder o lápis,fazendo careta para o livro e balançando de leve ao ritmo da musica.Pouco tempo depois,ela olhou denovo pra mim e disse:
_Pai,eu te amo.
Um choque de terror.Essa era minha filha e esse era o jogo entre pai e filha.Uma troca sem sentido,estereotipada,superficial e rasa de 'oi pai!oi Sue!Como você está pai?Como foi a escola?O que você vai querer de Natal?Você ja fez sua lição de casa?'
O boneco de plástico pai e a boneca de plastico filha montados sobre rodas,passando um pelo outro,incessantemente,sobre trilhos fixos.Uma ulgarização absoluta da situação real.Dois agregados complexos de trilhões de células,enraizados na eternidade da evolução,compartilhando uma fagulha dessa configuração exclusiva de espaço e tempo.Estava nos sendo oferecida a chance de fusionar as nossas almas e trazer à tona a divindade do outro,e ficávamos trocando guinchos de 'oi-pai,oi-filha'.
Olhei pra ela suplicando,tentando alcançar um contato real.Eu estava paralisado pela culpa.
Lentamente,desci a escada e caminhei para o jardim.Neve,árvores e a luz das estrelas.Todas as coisas estavam bem delineadas,nítidas,maximizadas.Fiquei ali parado,esperando por uma resposta.Onde é o centro?O que podemos fazer?Entao,rapidamente,recapitulei todas as soluções que a mente humana ja havia experimentado.Sociedade,migrações,agrupamentos,tribos nômades,invasões,plantações e colheitas,a construção de cidades, a incansável busca de significados e possibilidades,os códigos morais,os tabus, as relações de parentesco.O que fazer e pra onde ir?Eu podia prever os resultados de qualquer ação que se iniciasse.Então,como um barbante sendo enrolado de volta ao carretel,refiz meus passos até aquele ponto central em frente ao fogo,onde a sessão tinha começado.
Minhas sessões psicodelicas anteriores tinham aberto minha consciência sensorial,forçado a expansão da minha consciência até as suas membranas.A psilocibina sugou-me para dentro das redes neurais,dos órgãos do corpo,do pulso do coração,do ar da respiração.Fez-me descer a escada espiralada do DNA da evolução até o começo da vida no planeta.
Porém,o LSD era diferente.A colherada cheia do Michael tinha levado minha consciência para dentro de uma dança de energia,em que nada existia,exceto vibrações sonoras,e cada forma ilusória era simplesmente uma frequencia diferente.
Foi a experiência mais devastadora da minha vida[...]
O fluxo de vibrações eletrônicas estava diminuindo de velocidade e me senti como se estivesse congelando num molde de plástico.um sentimento terrível de perda,da nostalgia do centro irradiador de significado.
Subi até o quarto dos Fergusson.Eles estavam sentindo o mesmo desespero,expulsos do paraíso.ajoelhei-me em frente de Flo e deitei-me minha cabeça em seu colo.Lágrimas escorriam dos seus olhos e eu chorei aos soluços.Porque tinhamos perdido aquilo?Porque estavamos renascendo nesses corpos medíocres de pele,com essas mentes òbvias e triviais?
Pelo resto da manhã,fiquei num estado de torpor,perplexo pelo que tinha acontecido,tentando descobrir o que fazer com essas revelações,o que fazer com as nossas rotinas diárias,completamente artificiais.
Nunca me esqueci dessa sessão e também nunca pude voltar à vida que eu tinha antes dela.Nunca me recuperei daquele confronto ontológico.Nunca mais fui capaz de levar tão a sério a minha mente,o mundo social á minha volta ou eu mesmo.Desde aquele tempo,tenho a consciência aguda de que tudo que percebo e sinto,tudo que está dentro de mim ou ao meu redor é uma criação da minha própria consciência.Todo mundo vive dentro de um casulo neural exclusivo de realidade.Desde aquele dia,nunca mais deixei de me sentir como um ator,cercado de personagens,representações,cenários para a tragicomédia que está sendo escrita em meu cérebro."

Quem quiser o livro todo,eu tenho, e empresto.

http://www.youtube.com/watch?v=ujRH2VAxPtQ



Palavras sábias desse gênio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário